O estoquista é responsável por guardar toda e qualquer mercadoria que a empresa precise, preservando o lugar limpo e organizado. Ele empacota e desempacota os produtos, e os organiza da melhor maneira – de sua preferencia -, para que fique de fácil acesso a ele na hora de ter que repassar o material.
É de sua responsabilidade controlar o que entra e o que sai do estoque. O serviço do estoquista é de suma importância para empresa justamente por ele possuir o controle da quantidade de mercadoria que tem na empresa, ou no seu setor.
O estoquista tem que saber exatamente tudo que há no estoque, para que fique fácil saber quando tiver que fazer um novo pedido de compras. Um estoquista atualizado, ágil e atento aos detalhes, facilita o trabalho de todos, pois identifica rapidamente o que está faltando ou o que está sobrando no estoque.
O estoquista se relaciona com o setor administrativo e de finanças, lidando com notas fiscais dos produtos e repassando o que há no estoque quando precisar ser feito uma nova compra.
As profissões: estoquista e almoxarife são bem parecidos, o que os distingue é que enquanto o estoquista mantêm, em grande quantidade, os produtos que a empresa vende, o almoxarife preserva os documentos, produtos da própria empresa. O estoquista preserva os produtos, para que o auxiliar de expedição – que é encarregado por mandar o produto ao consumidor final – cliente – libere a mercadoria.
Em uma empresa, tem setores que são parecidos, mas diferentes em sua peculiaridade. Uma função completa e anda de “mãos dadas” com outra. A eficiência de uma empresa deve contar com ajuda de todos, e com o compromisso de todos os setores. Se um atrasa, o outro não anda.
O salário de um estoquista é parecido com o de um almoxarife: R$1.000 a R$1.500,00. Podendo variar de empresa para empresa. E o requisito para que possa conseguir um cargo desses exige-se somente ensino médio completo. Mas ter uma boa noção de administração pode ser o diferencial.